segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Médicos-obstetras reunidos hoje à noite para treinamento

A secretaria municipal de Saúde realiza, de hoje (segunda-feira, 17) a quinta-feira (20), treinamento para profissionais de saúde de diferentes especialidades, como obstetras, pediatras, médicos intensivistas e clínicos sobre o vírus H1N1, causador da gripe suína. De acordo com o diretor da Vigilância Epidemiológica, Charbell Kury, o objetivo é trocar informações, aumentar a aprendizagem e uniformizar as ações e os protocolos.

Hoje os médicos-obstetras estarão reunidos no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, a partir das 19h. Na terça-feira (18), será a vez dos médicos intensivistas debaterem casos de pacientes que faleceram ou estão internados nas unidades de saúde do município. "Os médicos intensivistas trabalham nas CTIs.

Na quarta-feira (19), às 18h, estarão reunidos no mesmo local os médicos-pediatras que assistirão a palestra com a chefe do setor de Infectologia Pediátrica do Hospital Menino Jesus, no Rio, Marisa Aloe. Para finalizar o ciclo de palestras, na quinta-feira (20), às 19h, estarão reunidos os clínicos para um treinamento com o médico Luiz José de Souza, responsável pelo Centro de Triagem, que funciona no Hospital Plantadores de Cana.

Apesar da Epidemiologia ter notificado 150 casos suspeitos da doença, isto não significa que são casos confirmados. Atualmente, os únicos casos confirmados, laboratorialmente, foram os do casal que veio da Argentina e já foi tratado da doença. A Vigilância Epidemiologia está aguardando os resultados dos exames encaminhados para o laboratório da Fiocruz, no Rio. "Os resultados estão demorando muito para chegar. A informação que me deram é que existem oito mil exames na fila para serem realizados", disse Charbell.

Liliane Barreto / SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário