segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Segundo semestre começa com recomendações contra gripe suína

A secretária municipal de Educação, Auxiliadora Freitas, abriu o segundo semestre letivo de 2009 nesta segunda-feira (17), visitando unidades escolares da rede municipal de ensino. A determinação para o fim das férias segue as indicações das secretarias de Saúde, nos âmbitos municipal e estadual. Uma das unidades visitadas foi a Escola Municipal 29 de Maio, na Pecuária, onde a secretária conversou com funcionários e alunos.

Ela reforçou as informações sobre o vírus influenza A, causador da Gripe A (H1N1), a fim de impedir a propagação do mesmo. Cerca de 100 alunos voltaram às aulas na unidade, que atende a cerca de mil alunos. Auxiliadora solicitou que os diretores façam um levantamento do número de alunos que dependem exclusivamente da alimentação escolar, alimentando-se apenas das refeições servidas nas escolas da rede municipal.

- Existem muitos alunos que não têm o que comer em casa e as únicas refeições que fazem são as oferecidas nas escolas. Por isso, se for necessário, vamos enviar alimentação para a residência das crianças, que estão afastadas por estarem gripadas - anunciou a secretária.

Auxiliadora Freitas também solicitou que os profissionais da educação e os estudantes ajudem a multiplicar as orientações dos órgãos de saúde, impedindo que haja novos casos suspeitos de morte por causa da nova gripe. Cada escola está fazendo a sua parte, como é o caso da Escola Municipal 29 de Maio. "Tivemos casos de alunos que vieram para escola tossindo e espirrando, mas solicitamos que retornassem para casa, até melhorar o estado de saúde, para não transmitir o vírus da gripe a outras crianças", disse a diretora da unidade, Elizabeth Maria de Almeida.

De acordo com a representante do Fórum Interinstitucional dos Dirigentes do Ensino Superior de Campos, Regina Sardinha, a maior parte das instituições de ensino superior também iniciou o segundo semestre letivo nesta segunda-feira. Apenas a Faculdade de Direito de Campos retoma as atividades na próxima segunda-feira (24). "Recebemos uma recomendação do Sindicato para começarmos hoje e seguimos as orientações", disse Regina.

Menores de cinco anos - Apenas os alunos do Ensino Fundamental regular, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) voltaram às escolas nesta segunda-feira (17), totalizando cerca de 40 mil alunos. Outras 14 mil crianças menores de cinco anos, que cursam a educação infantil e creches do município continuam de férias. "Ainda não temos previsão de quando os alunos de creche e educação infantil vão retornar às aulas. Estamos seguindo o posicionamento das autoridades municipais e estaduais de saúde e não descartamos a possibilidade de haver necessidade de suspendermos as aulas novamente. Isso vai depender do quadro da nova gripe, que estamos monitorando de perto", disse a secretária.

Higienização - As escolas receberam reforço na distribuição de álcool, sabão de coco e outros materiais de limpeza, além de copos e lenços descartáveis. A secretária orientou que os professores façam planejamentos pedagógicos, incluindo conteúdos transversais, possibilitando a abordagem do tema da gripe suína. Além disso, solicitou que os funcionários façam constantemente a higienização dos bebedouros.

As gestantes do município que trabalham com atendimento ao público continuam afastadas do trabalho até a próxima quinta-feira (20), quando termina o prazo de 15 dias, oferecido pela Prefeita Rosinha Garotinho. No entanto, ela está avaliando se será necessário prorrogar este prazo. Segundo o secretário de Administração e Recursos Humanos, Fábio Ribeiro, até a próxima quinta-feira a decisão será anunciada.

Kamilla Uhl

Nenhum comentário:

Postar um comentário