segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Parte dos alunos rertorna às aulas nesta segunda-feira

O retorno às aulas, após as férias de julho, acontecem hoje (segunda-feira, 17), em Campos, mas apenas para os alunos da Educação Fundamental Regular, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ainda não há previsão para o retorno dos alunos da Educação Infantil e de Creches (alunos de 0 a 5 anos). O retorno foi adiado por duas vezes, por medida de prevenção, para evitar a propagação do vírus Influenza A H1N1, que provoca a chamada gripe Suína.

A Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação estão preparadas para o monitoramento das escolas, tanto da rede pública quanto particular. Diretores e professores receberam instruções para identificar alunos resfriados ou gripados e instruir os pais sobre a importância deles serem medicados e ficarem afastados temporariamente da escola.

Por decisão em conjunto das autoridades da Saúde e da Educação, crianças na faixa etária entre 1 e cinco anos devem permanecer em casa, tendo em vista que, nesta faixa etária, as crianças são mais suscetíveis a uma ação mais danosa do vírus no organismo. A Prefeita Rosinha Garotinho disse, neste fim de semana, quando inaugurava obras de reforma na Unidade Básica de Saúde do Parque Guarus, que a secretaria de Saúde continua monitorando a movimentação do vírus na cidade e, que se for necessário, as aulas que se iniciam hoje, poderão ser suspensas.

- Se perguntarem para uma mãe sobre o que é mais importante: atrasar ou perder um ano letivo, ou colocar a saúde do filho em risco, é certo que qualquer mãe vai preferir resguardar a saúde do filho. Por isso, as crianças de creche, que são menores, tem mais riscos: elas ainda não desenvolveram defesa contra vírus da família Influenza; são inocentes e mais fáceis de contrair o vírus, porque elas engatinham e põe as mãozinhas no chão, depois pegam a bala e a chupeta da boca da outra com naturalidade, e aí há risco de contágio. Já recomendei que as diretoras de creches e escolas que formem equipes de funcionários para visitar as crianças de até cinco anos em casa. Elas vão ser treinadas para ensinar e identificar sintomas da gripe e, se for o caso de encaminhamento médico, que providenciem junto com os pais e se precisarem de alimento, que também seja providenciado - anunciou Rosinha.

A secretária de Educação, Maria Auxiliadora Freitas, ressalta que não há necessidade de pânico. "Os retorno às aulas acontecem agora e não há necessidade para pânico, basta apenas seguir as recomendações dos professores. As crianças menores de cinco anos permanecem de férias. Caso seja necessário suspender as aulas em algumas escolas, não exitaremos em fazer para proteger a saúde dos alunos", ressalta a secretária de Educação.

Jualmir Delfino / SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário